Polícia Militar do Maranhão celebra 188 anos com solenidade e homenagens

Na noite desta segunda-feira (17), a Polícia Militar do Maranhão (PMMA) comemorou 188 anos de fundação com uma solenidade no Quartel do Comando Geral, no bairro Calhau, em São Luís. O evento contou com a presença de diversas autoridades e marcou a data oficial do aniversário da corporação.

“Hoje é uma data especial para a Segurança Pública. A Polícia Militar completa 188 anos de bons serviços prestados ao povo do Maranhão. Aproveito a oportunidade para parabenizar cada policial militar da ativa e da reserva que fazem essa instituição mais forte. Os investimentos do governo do estado e o compromisso de cada policial fazem com que a segurança avance cada vez mais. Parabéns à Polícia Militar”, declarou o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins.

Evento no quartel contou com a apresentação da tropa e da banda de música da Polícia Militar, além de uma cerimônia de condecoração para destacar o trabalho de membros da corporação.

Desde o início de junho, diversas atividades foram realizadas em comemoração à data. Praças e oficiais participaram de competições esportivas, incluindo torneios de futebol, futsal, natação e tiro. Os vencedores foram premiados durante a solenidade.

A celebração contou com a apresentação da tropa e da banda de música da Polícia Militar, além de uma cerimônia de condecoração para destacar o trabalho de membros da corporação. O evento foi encerrado com uma apresentação cultural.

“O papel da Polícia Militar do Maranhão é promover a segurança e o bem-estar da sociedade, através de seu policiamento ostensivo-preventivo. Estamos presentes em todo o território maranhense”, destacou o comandante-geral da PMMA, coronel Paulo Fernando Moura.

Evento no quartel contou com a apresentação da tropa e da banda de música da Polícia Militar, além de uma cerimônia de condecoração para destacar o trabalho de membros da corporação.

No último fim de semana, o 40º Batalhão, no CPAM Norte, região da Vila Luizão, realizou uma ação cívico-social oferecendo diversos serviços à comunidade, incluindo assistência social, jurídica, de saúde e bem-estar, e de saúde animal. Também ocorreu o “Longão da PM”, uma corrida com percursos de 18 km, 12 km e 6 km, que atraiu centenas de participantes.

A Polícia Militar do Maranhão, ao longo de seus 188 anos, desempenha um papel fundamental na manutenção da ordem pública e na garantia da segurança dos cidadãos. As celebrações pelo aniversário da corporação destacam a importância da instituição e sua relação estreita com a comunidade.

Entre os presentes estavam o subsecretário de Segurança Pública, coronel Marcos Brito; o delegado-geral da Polícia Civil, Jair Paiva; a perita geral oficial, Anne Kelly Veiga; o subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco dos Anjos; o procurador de Justiça, Eduardo Nicolau; o tenente-coronel Peixoto, comandante do 24º Batalhão de Infantaria de Selva; e o deputado estadual, Soldado Leite, além de oficiais, praças, cadetes e soldados em formação.

História da Polícia Militar do Maranhão

Evento no quartel contou com a apresentação da tropa e da banda de música da Polícia Militar, além de uma cerimônia de condecoração para destacar o trabalho de membros da corporação.

Criada em 17 de junho de 1836 como Corpo de Polícia da Província do Maranhão, a PMMA teve como primeiro comandante o major Feliciano Falcão. Ao longo dos anos, passou por diversas modificações e denominações, participando ativamente da história maranhense e nacional, como na Balaiada e no combate à Coluna Prestes.

A PMMA executa diversas modalidades de policiamento e desenvolve a filosofia do policiamento comunitário, sempre integrada com a sociedade para a preservação da ordem pública. A instituição está presente nos 217 municípios do estado e é comandada pelo coronel Paulo Fernando.