Operação Avaritia da PF investiga fraudes contra a Caixa Econômica Federal

Na manhã desta terça-feira (18), a Polícia Federal deflagrou a Operação Avaritia em São Luís/MA, em resposta a uma investigação sobre fraudes contra a Caixa Econômica Federal (CEF). A operação contou com a participação de mais de 40 policiais e resultou no cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens e afastamento cautelar de quatro empregados da Caixa.

A investigação foi iniciada após a própria Caixa Econômica Federal identificar indícios de um esquema criminoso que visava contas de idosos com saldos consideráveis e sem movimentação. Os criminosos mapeavam essas contas, alteravam os endereços dos titulares, solicitavam novos cartões e alteravam senhas, permitindo o escoamento dos fundos através de saques, compras, pagamentos e transferências, causando um prejuízo estimado em R$ 5 milhões.

Há suspeitas de que funcionários da Caixa participavam ativamente do esquema. Os materiais apreendidos ajudarão a identificar todos os envolvidos. Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por organização criminosa, inserção de dados falsos, estelionato e lavagem de capitais.

Deixe um comentário