Imesc publica Enciclopédia dos Municípios Maranhenses: Região de Desenvolvimento do Delta das Américas

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) lançou nesta quarta-feira (12) a Enciclopédia dos Municípios Maranhenses: Região de Desenvolvimento do Delta das Américas. A publicação faz parte do projeto Enciclopédia dos Municípios Maranhenses, que começou em 2012 e agora está em sua décima edição.

Essa edição propõe uma nova classificação regional para o Maranhão, dividindo o estado em 22 Regiões de Desenvolvimento (RD), incluindo a RD do Delta das Américas, foco principal da enciclopédia. A pesquisa, realizada em 2021, coletou dados sobre os municípios de Água Doce do Maranhão, Araioses, Magalhães de Almeida, Santana do Maranhão, São Bernardo e Tutóia, destacando aspectos econômicos, comerciais, religiosos, agrícolas, demográficos, educacionais, turísticos, de transporte, saúde e solos.

A Região de Desenvolvimento do Delta das Américas inclui áreas costeiras e planícies fluviais no nordeste do Maranhão e é influenciada sociocultural e economicamente pelo Piauí. As principais atividades econômicas da região são o setor de serviços, a pesca e a agricultura, com destaque para a produção de mandioca. A pesca é realizada em mares, rios e lagos, incluindo o rio Magu, rio Parnaíba e a lagoa do Bacuri. O turismo é impulsionado pelas ilhas, praias, dunas e a biodiversidade do Delta das Américas.

Mais detalhes sobre a região e os municípios podem ser conferidos na publicação disponível no site do Imesc.