A Secretaria da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) intensificou as ações de policiamento ostensivo e preventivo no Centro Histórico de São Luís e áreas adjacentes. A iniciativa, que envolve diversas unidades especializadas da Polícia Militar, visa prevenir crimes como furtos, roubos, arrombamentos, ocupação irregular de prédios públicos e o tráfico de drogas, garantindo segurança para moradores e turistas.

As operações incluem patrulhamento motorizado e a pé, além de abordagens pessoais e veiculares. “Essas iniciativas visam prevenir a ocorrência de crimes, assegurando que o Centro Histórico e toda área central da nossa capital sejam um espaço seguro tanto para a população local quanto para os visitantes”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins. Ele destacou ainda que as ações contribuem para a preservação do patrimônio histórico e a promoção da cultura e turismo.
A Operação Impacto – Centro Histórico, que será mantida pelos próximos dois meses, conta com o apoio do Batalhão de Motopatrulhamento (1º BMT), da Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam), do Batalhão de Choque (BPChoque) e do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM). Essas unidades atuam em conjunto com o Batalhão de Turismo (BPTur) e o 9º Batalhão, que focam suas atividades na área comercial e adjacências.

O major Rawlinson Figueiredo, comandante do 1º BMT e da Operação Impacto – Centro Histórico, explicou que a atuação no Centro Histórico é constante, com equipes operando em turnos pela manhã, tarde, noite e madrugada. As patrulhas são realizadas em veículos, motos e a pé. “Temos equipes direcionadas para cobrir as avenidas Beira Mar e Vitorino Freire, da Rede Ferroviária Federal (RFFSA) ao Anel Viário”, informou o major Figueiredo.
A intensificação do policiamento acontece em um momento de aumento significativo de visitantes devido aos festejos de Santo Antônio, São João e São Pedro, contribuindo para a segurança e tranquilidade durante as celebrações.

