PF deflagra operação contra caça ilegal em Territórios Indígenas

A Polícia Federal no Maranhão deflagrou nesta terça-feira (11) a operação MEMORTUNRÉ-KANELA, com o objetivo de combater a caça clandestina em terras indígenas no município de Fernando Falcão. A operação cumpriu oito mandados de busca e apreensão domiciliares, expedidos pela 8ª Vara Federal Ambiental e Agrária da Justiça Federal.

As investigações revelaram que a construção de uma estrada cortando a terra indígena intensificou a invasão por caçadores, aumentando o risco de conflitos com os povos originários e ameaçando a subsistência alimentar da comunidade indígena. Os suspeitos foram identificados como responsáveis pela caça ilegal de animais silvestres.

Durante a operação, a PF encontrou armas de fogo, munições e animais abatidos. Duas pessoas foram presas em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso permitido. Os investigados poderão ser indiciados por crimes relacionados à caça de espécies da fauna silvestre sem a devida autorização e por posse ou porte ilegal de armas de fogo.

A ação da PF visa proteger os territórios indígenas e garantir a segurança e os direitos das comunidades afetadas pela atividade ilegal.

Deixe um comentário