No intuito de promover um ambiente mais favorável ao empreendedorismo e à abertura de novos negócios, o Governo do Estado do Maranhão lançou, nesta quinta-feira (6), o programa “Maranhão Digital”. A iniciativa, que visa integrar o Corpo de Bombeiros e a Vigilância Sanitária ao Sistema Empresa Fácil, promete simplificar a emissão de licenças necessárias para o funcionamento das empresas, consolidando diversos órgãos estaduais em uma única plataforma online.

O lançamento oficial ocorreu no auditório da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA), na capital São Luís, e contou com a presença de secretários de Estado, representantes de órgãos fiscalizadores e membros da classe empresarial.
Após a solenidade, os representantes dos órgãos fiscalizadores reuniram-se com o governador Carlos Brandão no Palácio dos Leões para discutir as diretrizes adicionais do programa.
O secretário de Estado de Governo, Sebastião Madeira, enfatizou a importância do “Maranhão Digital” para simplificar a vida dos empreendedores: “O ato de hoje simboliza o objetivo do Governo do Maranhão, que é simplificar a vida das pessoas. Com isso, abrir uma empresa, obter licenças e resolver questões administrativas será mais fácil, contribuindo para o aumento do emprego e da renda”.
Executado pela Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema), o programa será direcionado a secretarias estaduais, entidades de classe, contadores, e outros segmentos interessados no desenvolvimento econômico do estado.
Sérgio Sombra, presidente da Jucema, ressaltou os benefícios do programa: “O Maranhão Digital vai proporcionar um sistema integrado para registro e legalização de empresas, garantindo alvarás mais rápidos e simplificados. Esta é mais uma etapa do Programa Empresa Fácil, com tratativas em curso para integrar outros órgãos”.

A medida foi bem recebida pela classe empresarial. Manoel Barbosa, presidente em exercício da Fecomércio, destacou a importância da redução da burocracia para o desenvolvimento econômico: “Quando o empresário encontra um ambiente favorável, ele investe em novos negócios ou expande os existentes. Este é o caminho para o desenvolvimento, gerando empregos e renda”.
O programa “Maranhão Digital” promete impulsionar o setor empresarial ao oferecer licenciamentos mais rápidos e simplificados, proporcionando aos empreendedores a oportunidade de exercerem suas atividades com regularidade e segurança. Com a integração de diversos órgãos, a iniciativa visa fomentar o empreendedorismo e contribuir para o desenvolvimento econômico do estado.

