Na quinta-feira (6), o Museu do Palácio dos Leões, situado na sede do Governo do Estado, na Praça Dom Pedro II, no Centro Histórico de São Luís, foi reaberto para visitação pública. A solenidade de reinauguração também marcou a abertura da Galeria dos Governadores do Maranhão, contando com a presença do governador Carlos Brandão e ex-chefes do Executivo Estadual.

Após nove meses de reforma coordenada pela primeira-dama do Estado, Larissa Brandão, o Museu do Palácio dos Leões apresenta-se revitalizado, com adaptações para acessibilidade e restauração do acervo. A cerimônia contou com a presença do governador Carlos Brandão, que destacou a importância do museu como guardião da história maranhense.
A primeira-dama, Larissa Brandão, enfatizou o compromisso do governo em deixar um legado cultural para as futuras gerações, garantindo o acesso à história do estado.

Além da reinauguração do museu, a Galeria dos Governadores do Maranhão também foi reaberta. Dentre os convidados ilustres, destacou-se a presença do ex-governador José Sarney, que destacou a relevância histórica do Palácio dos Leões para o Maranhão e o Brasil.
A solenidade também contou com a participação dos ex-governadores José Reinaldo Tavares e Arnaldo Melo, além de homenagens póstumas, como a prestada à viúva do ex-governador Jackson Lago, Clay Lago.
Anna Carolina Vieira, curadora de bens culturais do Palácio dos Leões, informou que as visitas ao museu seguirão o mesmo horário de funcionamento, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, com agendamentos através do Instagram oficial do Museu.

O Museu do Palácio dos Leões oferece ao público a oportunidade de conhecer salões nobres com exposições permanentes de obras que datam dos séculos XV ao XX, incluindo mobiliários, telas, porcelanas, esculturas, pratarias e gravuras. O acervo também abriga a pinacoteca de Arthur Azevedo, com obras de artistas nacionais e internacionais.
Como instituição que preserva o patrimônio público, o museu promove o acesso gratuito do público a obras de valor histórico e artístico inestimável.

