Casarão desaba no Centro Histórico de São Luís

Um casarão antigo desabou neste sábado (08) no Centro Histórico de São Luís, causando grande susto entre os moradores e frequentadores da região. O prédio, que já estava abandonado há muito tempo e escorado com estacas de madeira, ruiu parcialmente, atingindo um veículo Fiat Uno estacionado no local. Felizmente, ninguém ficou ferido no incidente.

O Corpo de Bombeiros foi acionado imediatamente e isolou a área para garantir a segurança dos transeuntes e realizar os procedimentos necessários. O desabamento ocorreu na área entre a Rua da Palma e a Rua do Giz, conforme relataram testemunhas no local.

A situação do Centro Histórico de São Luís tem sido motivo de preocupação. Nos últimos anos, a Procuradoria da República entrou com diversas ações para cobrar a manutenção dos imóveis históricos. No entanto, segundo o procurador-chefe do Ministério Público Federal do Maranhão, Alexandre Soares, essas ações têm tido pouco efeito prático. “As ações são muito variadas, e porque elas tramitam, em alguns casos, desde a década de 2000. E elas representam, na verdade, diferentes situações e diferentes estágios, digamos assim, de um processo judicial”, explicou.

A deterioração dos casarões históricos é notável, como observou a turista Bernadete Silva, que visitou São Luís em 2023 e retornou em 2024. “Eu gostei muito de São Luís, adoro as fachadas de azulejos portugueses. Mas o que eu achei da outra vez é que agora está pior, não consertaram, não preservaram nada”, comentou Bernadete, evidenciando a crescente degradação dos imóveis.

A comunidade espera que esse incidente sirva como um alerta para as autoridades, incentivando uma ação mais efetiva na preservação do patrimônio histórico da cidade, antes que novas tragédias aconteçam.