Governo do Maranhão lança campanha de vacinação contra o HPV

O Governo do Maranhão lançou, nesta terça-feira (4), a Campanha de Imunização Contra o HPV, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), mobilizando municípios para que a vacinação ocorra nas escolas da rede pública.

A campanha visa promover novas estratégias e reforçar a cobertura vacinal em crianças e adolescentes (Foto: Israel Pontes)

A abertura da campanha foi realizada no Centro Educacional Dr. Jackson Lago, no bairro do João Paulo, em São Luís, simultaneamente com outras três unidades de ensino da Região Metropolitana: o CE Antônio Tarquínio Lopes, em São José de Ribamar; o CEM José França de Sousa, na Raposa; e o CE Professor Machadinho, em Paço do Lumiar.

Presente na cerimônia, o secretário de Estado de Saúde, Tiago Fernandes, destacou a importância da prevenção. “20% dos cânceres humanos são causados pelo HPV, que também é o maior responsável pelo câncer de colo de útero. Por isso, o compromisso do governador Carlos Brandão em ampliar a cobertura vacinal dos estudantes maranhenses,” afirmou Fernandes.

A campanha tem como meta aumentar a vacinação entre crianças e adolescentes, especialmente meninos, de 9 a 14 anos nas escolas estaduais e municipais do Maranhão. O imunizante contra o HPV é aplicado em dose única. Até 31 de março de 2024, a cobertura vacinal no Maranhão era de 23,04% entre meninos e 42,55% entre meninas.

Alessandra Raquel, estudante do 2º ano do Ensino Médio, expressou a importância da vacinação para ela e sua família. “Precisamos ficar seguros, é super importante. Temos que entender que todas as vacinas são importantes, pois nos proporcionam mais anos de vida e saúde,” disse Alessandra.

A estudante do 2º ano do Ensino Médio Alessandra Raquel afirma que tanto para sua família como para ela não há dificuldades em aderir à vacinação (Foto: Israel Pontes)

Para incentivar a adesão à campanha, a SES realizou reuniões online com o Programa Saúde na Escola (PSE), gestores regionais de educação e saúde, diretores de escolas e lideranças estudantis.

Bruno Cacau, superintendente de Participação Social da Seduc, enfatizou a relevância da parceria com a SES. “A parceria é fundamental para trazer para dentro da escola essa importante campanha de vacinação contra o HPV. Sabemos que a ausência de vacinação é um dos fatores determinantes para o câncer de pênis, por exemplo. Portanto, garantir essa vacinação demonstra uma preocupação com a saúde dos nossos estudantes e também promove a conscientização para que esses alunos sejam multiplicadores dessas informações,” explicou Cacau.

Outras Ações

No dia 5 de junho, será realizada uma ação educativa e vacinação contra o HPV para crianças e adolescentes no Quilombo Aliança, no município de Cururupu. No dia 7 de junho de 2024, acontecerá o Dia D da Vacinação contra o HPV na cidade de Pinheiro, no Centro Educa Mais Dom Ungarelli, no bairro João Castelo, e em várias escolas da rede pública.

Deixe um comentário